20 de abr. de 2009

OS CIGANOS

O grande lema do povo cigano é: "O céi é meu teto; a terra é minha pátria e a liberdade é a minha religião", traduzindo um espírito nômade e livre dos condicionamentos das pessoas"normais" geralmente cercadas pelos sistemas aos quais estão subjulgadas.


Em sua maioria, os ciganos são atistas (de muitas artes, inclusive a arte circense); e eximios ferreiros, fabricando seus próprios utencilios domésticos, suas jóias e suas selas.


Os ciganos sempre levaram uma vida muito simples, fabricando tachos, consertando panelas, vendendo cavalos, fazendo artesanatos e lendo cartas ciganas para a "buena dicha" (boa sorte). Na verdade cigano que se preza antes de ler a mão, lê os olhos das pessoas (os espeljos da alma) e tocam seus pulsos (para sentirem o nivel de vibração energética) e só entãoque interpretam as linhas da mão. A prática da quiromancia para o Povo Cigano não é um mero sistema de advinhação, mas, acima de tudo um inteligente esquema de orientação sobre o corpo, a mente e o espirito; sobre a saude e o destino. O mais importante para o Povo Cigano é interagir com a mãe natureza respeitando seus ciclos naturais e sua força geradora e provedora.


Mitologicamente o Povo Cigano esta ligado a Kali a deusa negra da mitologia hindu, associada a figura de Santa Sara, cujo mistério envolve o das "virgens negras" que na iconografia cristã representa a figura de Sara, a serva (de origem Núbia) que teria acompanhado as três Marias: Jacobina, Salomé e Madalena, e junto com José de Arimatéia fugido da palestina numa pequena barca, trasportando o santo Graal (o cálice sagrado), que seria levado por elas para um mosteiro da antiga bretanha Diz o mito que a barca teria perdido o rumo durante o trajeto e atracado no porto de Camarque, as margens do mediterrâneo, que por sua vez ficou conhecido como " Saintes Maries de la Mer", transformando-se desde então num local de grande concentração do Poco Cigano. Santa Sara é comemorada todos os anos, nos dias 24 e 25 de maio, atraves de vigília e oração, pelos ciganos espalhados no mundo inteiro, com candeias de velas azuis, flores e vestes coloridas; muita musica e muita dança, cujo simbolo representa o processo de purificação e renovação da natureza e o eterno "retorno dos tempos".


Os Ciganos geralmente se reunem em Clãs para festejar os ritos de Passagem: o nascimento, a morte, o casamento e os aniversários. Estão sempre reunidos nos campos, nas praias, nas feiras e nas praças. Esse povo canta e dança tanto na alegria como na tristeza pois para o cigano a vida é uma festa e a natureza que o rodeia a mais bela e generosa anfitriã.


Onde quer que estejam os ciganos são logo reconhecidos por suas roupas e ornamentos e principalmente por seus hábitos ruidosos. São um povo cheio de energiae grande dose de passionaliade. São tão peculiares dentro do seu código de ética; honra a justiça; senso; sentido e sentimento de liberdade que contagia e incomodam qualquer sistema. Porém a comunidade cigana ama e respeita a natureza, os idosos e todos os membros do grupo, educam as crianças de todos dentro dos princípios e normas próprios de uma tradição puramente oral, cujos ensinamentos são passados de pai para filho ou de mestre para discípulo, atraves de estórias contadas e das musicas tocadas em torno das foqueiras acessas e das barracas coloridas sempre montadas ao ar livre (mesmo no fundo do quintal das ricas mansões dos ciganos mais abastados). Para o Povo Cigano, a Lua Cheia é o maior elo de ligações com: O "Sagrado" quando são realizados mensalmente os grandes festivais de consagração, imantação e reverenciação à grande "Madrinha". A celebração da lua cheia, acontecem todos os meses em torno das fogueiras acesas, com dança e orações. Também para os ciganos tudo na vida é "Maktub" (está escrito nas estrelas), por isso são atentos observadores do céu e verdadeiros adoradores dos astros. Os ciganos praticam a Astrologia da mãe terra respeitando e festejando seus ciclos naturais, através dos quais desenvolvem poderes verdadeiramente mágicos.




Optchá!

Nenhum comentário:

 
©2009Dynnis Focus Por Magia das Cartas